Social Icons

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

[Tutorial] Pixel Art no Adobe Illustrator

Mesmo sendo algo retrô, muitas pessoas ainda gostam e utilizam muito a chamada pixel art nos jogos. Pode ser considerado como "gráficos ultrapassados", mas com certeza ainda possui o seu charme!

Por isso trago aqui pro Games com Limão um tutorial de como fazer a sua própria Pixel Art, utilizando o programa Adobe Illustrator.


*clique nas imagens para visualizar melhor

1º Passo- Crie um novo projeto no Illustrator


Pode ser do tamanho que desejar, mas dê preferência pra um tamanho igual na horizontal e na vertical, para que os pixels não fiquem destorcidos. Para esse tutorial, usaremos 400x400px.

2º Passo- Escolha a ferramenta de Retângulo, e crie um do tamanho exato do projeto.


3º Passo- Depois de feito o retângulo, vá em Object-Path-Split into Grid


Vai abrir essa janela onde você pode alterar o número de linhas e colunas que você deseja. Utilize o mesmo número pros dois, e não esqueça de clicar em Preview, para poder ver como vai ficar antes de confirmar.

4º Passo- Escolha o Live Paint Bucket(pode utilizar o 'K' como atalho) e clique uma vez com o botão esquerdo no grid que acabou de criar, para habilitar a pintura de cada quadrado.


5º Passo- A partir daí é só escolher as cores que deseja aplicar em cada quadrado e criar a sua Pixel Art! Em cima do balde terão 3 quadrados, que são as cores que você tem na sua parta de swatches. Se apertar as setas do teclado, poderá ir de uma cor a outra rapidamente, sem ter que ir clicar nas suas swatches!


Você também tem a opção de clicar e segurar o botão esquerdo do mouse para poder pintar mais de um quadrado por vez, algo muito útil.


6º Passo- Depois de acabar a sua art, não esqueça de retirar o stroke das linhas do grid, do lado esquerdo da tela.


E pronto! Sua Pixel art está feita! Agora você pode salvá-la em .ai ou .pdf e pode abri-la em outros programas, como o Photoshop, para poder fazer alguma edição a mais ou simplesmente salvar em jpg/png, já que infelizmente não é possível pelo Illustrator!

Só não esqueça de desmarcar a opção Anti-aliased do Photoshop quando for abrir, porque se não a sua art ficará com algumas marcas do grid do Illustrator.


Abaixo são outras 3 imagens que eu fiz utilizando essa técnica:




E é isso! Existem outras formas de ser feito, e não existe a certa, porém essa é uma maneira bem prática que eu achei, espero que tenham gostado!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que legal! :D Aquela segunda imagem é um personagem do primeiro Final Fantasy, né?

    ResponderExcluir

Caro visitante!

Você é muito bem vindo para comentar no nosso blog, contudo, pedimos que respeite os demais usuários e não utilizem palavras de baixo calão!

Obrigado,
Equipe Games com Limão!

 

Seguidores