Header Ads

Seo Services

Design de Games - Final do primeiro semestre!



Venho aqui mais uma vez falar a respeito do curso que estou fazendo!

Como havia falado no outro post, nesse semestre tivemos um trabalho onde deveríamos desenvolver um jogo de tabuleiro, para no final apresentarmos para uma banca.

O jogo




O nosso jogo, chamado "Epidemia", é um jogo de estratégia. Nele, existe um reino que está sofrendo de uma terrível epidemia (referência à Peste Negra), e o próprio rei está doente. Nisso, ele manda todos os "aventureiros" do reino buscar os três ingredientes da cura, que foram descobertos por um feiticeiro do reino: a lágrima da Fênix, a saliva do Cerberus e o veneno do Sapo. Quem trouxesse os ingredientes da cura primeiro seria o seu sucessor no trono.


Cada jogador possui 5 PA (pontos de ação), utilizados para se movimentar (cada casa andada requer 1PA) e para abrir baús (baús cinzas= 3PA/ azuis= 4PA), que ele pode gastar como quiser durante a sua vez.


O combate contra as criaturas (Fênix, Cerberus e Sapo) é feito através de cartas. Cada carta cinza tem uma ação (ataque rápido, ataque forte e cura) e um valor (que varia de 1 a 8). Em cada turno da batalha, o jogador deve usar uma carta de sua mão, e outro jogador deve retirar uma carta do baralho do chefe e colocá-la na arena do jogador que está batalhando. Nesse momento, há a comparação das duas cartas: a que tiver o maior valor ganha, assim acontecendo a ação.

Quem derrotar as 3 criaturas e voltar ao reino primeiro, ganha o jogo!

Desenvolvimento


Como devem imaginar, foi extremamente corrido e cansativo, porque além de termos um dia para apresentar, nós tínhamos que entregar todos os arquivos finais para a gráfica, que também tinha um prazo. Algo que também acabou contribuindo para essa correria foi que nas últimas semanas o nosso jogo sofreu muitas alterações e não tinha outro jeito, essas mudanças eram necessárias, já que o nosso jogo deveria envolver estratégia e antes tudo era muito previsível.

Foram MUITOS testes, até chegar na versão final do tabuleiro
Para isso, decidimos reformular os caminhos pelo tabuleiro, de uma forma que os jogadores realmente tivessem que pensar antes de agir, e fazer isso, balancear e deixar esteticamente agradável leva tempo. Mas devo dizer que nas últimas 2 semanas antes de entregarmos pra gráfica, o jogo melhorou MUITO, então todo aquele trabalho valeu a pena XD

Versão final

Resultado e final do semestre


Conseguimos uma boa nota no projeto (3,75/5,0), então eu realmente fiquei feliz que realmente todo aquele trabalho valeu muito a pena, e mesmo assim, olhando pra trás, eu consegui me divertir no meio disso tudo XD

Depois da apresentação pra banca (que foi bem mais de boa do que eu pensei), a única coisa que ficou pendente foram as provas finais.
Fiquei muito tranquilo, pra falar a verdade, porque eu já tinha conseguido boas notas. Mas, como nada é perfeito, bem no dia em que as provas finais começaram, o metrô decidiu entrar em greve, o que atrapalhou muita gente. Tive sorte de ter alguém pra me levar de carro, porque se não eu com certeza teria que ter feito a substitutiva :(


No geral, eu curti o curso, pelo menos por enquanto eu acho que acertei na minha escolha XD
O melhor professor do semestre foi o de Fundamentos do Design, ele deu ótimas dicas durante o semestre e as aulas dele eram ótimas!

Agora as matérias que vou ter no próximo semestre:

-Design de Som

-Introdução à Programação para Games

-Metodologia: Ciência e Normas Técnicas

-Princípios da Animação

-Projeto Interdisciplinar: Design e Animação

-Design de Personagens


Agora é só curtir as férias, jogando tudo o que eu não joguei, e partiu segundo semestre! \o/

2 comentários:

  1. Mateus, a ideia do jogo ficou mesmo muito atraente, vcs deveriam investir em vender a ideia pra alguma empresa produzir e comercializar, quem sabe, começar a fazer um dinheiro com essa ótima ideia!

    Parabéns pelo projeto e por ter passado de semestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bruno XD

      Então, como o desenvolvimento do jogo teve o suporte dos professores e como ele foi feito como avaliação na faculdade, tem todo aquele lance de direitos autorais, e pelo jeito a facul teria como impedir ou algo do tipo.

      Mas parece que até teria como, mas teríamos que dar umas alteradas aqui e ali. Mais pra frente podemos ver isso sim.

      Excluir

Caro visitante!

Você é muito bem vindo para comentar no nosso blog, contudo, pedimos que respeite os demais usuários e não utilizem palavras de baixo calão!

Obrigado,
Equipe Games com Limão!