Header Ads

Seo Services

Review: Super Mario 3D World (WiiU)



Jogue a primeira pedra quem nunca jogou Mario. O maior representante da industria está de volta ao WiiU, agora em 3D. Super Mario 3D World vem pra reconfirmar a incrível habilidade da Nintendo em fazer jogos, e ainda prova os predicados técnicos do primeiro console da nova geração. Antes de começar, deixo um trailer com as principais novidades do jogo:



Super Mario HD World

Primeira coisa que se nota ao tomar o controle de Mario são os visuais estonteantes do jogo, tudo é muito bem detalhado e colorido, com campos verdes, flores e arvores de cores vivas, muito bem coreografadas no ritmo da [excelente] trilha sonora. Tudo roda em HD, sem serrilhados, e absurdamente fluido e suave, graças aos 60 frames por segundo, sem quedas.

Gostoso de jogar

Como todo Mario 3D, 3D World tem uma jogabilidade redondinha, sem arestas para aparar. Se aproveitando dos 60fps, a jogabilidade é suave, com controles que respondem bem, parece que as coisas estão 'deslizando' na TV, é algo difícil de explicar e os vídeos não conseguem passar a sensação, mas os 60fps realmente fazem a diferença.

Algumas variações no gameplay ajudam a dar uma variada no jogo. Algumas fases com Plessie (um dinossauro que nada), canos transparentes, que adicionam um dinamismo interessante ao jogo, itens para se usar, patins de gelo entre outros são suficientes para manter a mesmice longe do jogo.


Mario, Luigi, Peach, Toad e Rosalina


Como em Super Mario Bros. 2, você pode jogar com quatro personagens diferentes, cada um com suas particularidades: 
   Mario é o mais equilibrado, bom em tudo;
   Luigi pula mais alto, mas desliza mais;
   Toad é o mais rápido de todos, bom pra jogadores mais experientes;
   Princesa Peach flutua no ar por um tempo, é indicada para iniciantes;
   Rosalina, destravada mais tarde no jogo, pode 'rodar' para golpear inimigos ou aumentar a duração do pulo, bem semelhante à habilidade de Mario em Super Mario Galaxy.

A variedade de personagens adiciona uma certa profundidade ao jogo, você vai descobrindo as habilidades de cada um e identificando nas fases qual personagem seria melhor passar por determinado desafio, em estágios mais avançados, usar o personagem certo pode fazer bastante diferença.

O jogo também conta com um co-op local para até quatro jogadores. Não preciso dizer que jogar com acompanhado é muito mais divertido. O jogo também conta com um sistema de pontuação, quem fizer mais pontos ganha uma coroa, que pode ser roubado por seu companheiro se você for atingido, então, prepare-se para muito fogo amigo!

Cat-Mario e os novos power-ups


Power-ups são parte do core de Super Mario e sempre ganham destaque em todo novo jogo do bigodudo, e isso não mudou em Super Mario 3D World. O principal novo Power-up aqui é o Cat Mario, um pequeno sino veste seu personagem como um gato, capaz de escalar paredes. Pode parecer estranho, mas não se engane, os pequenos detalhes, como movimentação e animações em geral esbanjam carisma, além, claro, de suas habilidades que facilitam muito sua vida no jogo, como a habilidade de "roubar" e conseguir escalar a haste da bandeira no fim da fase. Resumindo: você passará a maior parte do jogo com o Cat Mario.

Outro novo power-up que se destaca é o Dubble Cherry, uma pequena cereja que duplica seu personagem. Você pode ter até cinco cópias ao mesmo tempo. Em algumas fases, é necessário um certo número de cópias para acessar áreas secretas ou coletar estrelas e stamps.

Também temos a Cannon Box, que permite atirar bombas. Uma outra caixa com lanternas capaz de matar Boos. Também encontramos pequenas bolas pelos cenários que podem ser jogadas nos inimigos, e os cascos dos Koopa Troopas podem ser vestidos e controlados, algumas plantas piranhas podem ser carregadas e usadas como arma. Abaixo um vídeo com todos os novos Power-ups:



De resto, o jogo conta com quase todos os Power-ups clássicos, como a Fire Flower, a Super Star, os Super Mushroons e a Super Leaf, que veste a Tanooki Suit no personagem.

World Map


O World Map agora permite que você ande livremente, pegue moedas e ache algumas vidas. É algo novo, que não interfere tanto no gameplay, mas que é interessante e bem bonito de se ver.

Os mundos são grandes, tem algumas fases e itens escondidos e são separados por canos transparentes.

Trilha Sonora


Com trilha completamente orquestrada, composta pelo lendário Koji Kondo os produtores conseguiram encaixar a música perfeita em cada nível. Algumas músicas clássicas também aparecem com novos arranjos.

As dublagens e efeitos sonoros são as já clássicas, mas sempre bem utilizadas.

Level design genial

Level design sempre foi um dos trunfos de Marios (e de todos os jogos da Nintendo). Em Super Mario 3D World não poderia ser diferente. Os leveis são genialmente montados, com destaque para os últimos níveis, que alcançam altos níveis de desafio.

De grandes planícies, passando por fases de rolamento automático, de um nível inspirado em Mario Kart à grandes escaladas ou pequenos blocos de pulo preciso... tudo funciona muito bem no jogo.

Aliado à isso, a direção de arte é incrível, há do clássico castelo e níveis no gelo, até um que se passa em um doce gigante. São visuais variados, mas bem encaixados no contexto.

Não termina quando acaba

Chegou ao ultimo mundo e está achando o jogo curto e fácil? Não se engane, os maiores e mais empolgantes desafios vem depois que se 'termina' o jogo. O jogo começa na verdade nos mundos bonus, onde você tem que suar a camisa pra conseguir passar as fases, que exigem respostas rápidas e precisão nos controles.

O jogo também recompensa os jogadores que pegaram todas as estrelas, gold flags e stamps do jogo, com mais fases extremamente desafiantes.

Stamps e Miiverse

Além das três estrelas verdes presentes em cada nível, também há um pequeno carimbo, que pode ser usado para fazer postagens no Miiverse, a rede social da Nintendo. 

Você pode acessar a Comunidade do jogo para ver como os jogadores usam as figuras. Também é possível ver fantasmas de outros jogadores, o que pode ajudar a achar segredos ou atalhos.

Captain Toad


O capitão Toad tem um nível especial, que funciona como um puzzle. Você tem que pegar todas as estrelas e ativar mecanismos para alcançar alguns locais. 

São fases divertidas, que variam o gameplay de uma maneira original, uma pena que são poucas.

Homenagem ao Galaxy


Super Mario 3D World presta um merecido tributo a um dos melhores jogos da geração passada. Mario Galaxy está presente não só na personagem Rosalina, como também serve de inspiração para as fases dos últimos mundos do jogo, que contém várias mecânicas utilizadas no jogo espacial.

Faltou um 'pano de fundo'


Sim, eu estou reclamando de uma história num jogo do Mario. Não precisa ser um Final Fantasy, mas a ausência total de história não ficou legal. Deviam ter seguido o exemplo de Mario Galaxy, onde adicionaram um pano de fundo legal, que dava mais credibilidade ao jogo.

Cenários 'flutuantes'

Apesar de serem visualmente deslumbrantes e muito bem construídos, faltou uma melhor ambientação geral. Os cenários flutuam no meio do nada e a arte acaba perdendo um pouco da fidelidade.

Fácil demais

O jogo só dificulta nos últimos mundos, todo o resto é muito, muito fácil.

GamePad sub-utilizado

Mais um problema estrutural do console do que do jogo em si. Não há nenhum uso interessante do GamePad do WiiU, ficando resumido à sopros, e algumas superfícies em que é necessário o toque.


VEREDITO FINAL

Super Mario 3D World é um jogo tecnicamente perfeito, com uma jogabilidade extremamente polida. Na minha opinião, falhou em alguns pontos puramente estéticos, mas que poderiam dar mais vida e credibilidade ao jogo.

4,5/5 limões

2 comentários:

  1. Review perfeita, Andrey! Bem escrita e muito bem organizada!
    E cara, o engraçado é que eu comprei alguns minutos atrás o 3D Land, pro 3DS, numa promoção da Nintendo aqui, e foi só eu parar de jogar um pouco que eu vi a sua review do 3D World XD
    E concordo que querer uma história diferente em um jogo do Mario é "estranho", mas não custava muito eles pensarem em algo levemente diferente :D

    ResponderExcluir
  2. Andrey!

    Mandou muito bem na review! Os jogos da Nintendo trazem aquela nostalgia da infância e eu fico morrendo de vontade de jogar, não só esse como o Mario Kart e o DK... E o jeito organizado que escreveu o post aumentou ainda mais esse desejo, hahahah... Esse co-op deve ser bem interessante! lol

    ResponderExcluir

Caro visitante!

Você é muito bem vindo para comentar no nosso blog, contudo, pedimos que respeite os demais usuários e não utilizem palavras de baixo calão!

Obrigado,
Equipe Games com Limão!