Header Ads

Seo Services

(LR: FFXIII) Fim de uma saga!

Bora para o ato final!!!

Pois é galera, finalmente cheguei ao fim da saga (e já faz um tempo, hahahah)...

Já falei basante sobre a história dos três jogos, no post que está aqui embaixo desse, ou você pode clicar pra conferir o post anterior caso tenha perdido o post, =P

Nem preciso falar, mas é sempre bom reforçar que o texto abaixo contém SPOILERS!!! Leia por sua conta e risco! =D

Onde parei no último texto mesmo? Lembrei, estava me preparando para os últimos dias da jornada de Lightning e com muitas perguntas na cabeça. Vamos respondê-las no texto abaixo.

Enfim, chegou o último dia e tudo converge para Vanille, que deveria performar um "Soul Song" (canção da alma, em português), que consiste em um ritual onde ela "salvaria" as almas que estão perdidas no Chaos, pois, desde que foi resgatada do cristal e o Chaos se espalhou pelo mundo, Vanille é a única que consegue ouvir os lamentos dos mortos no Chaos e é a única que pode guiá-los para a "salvação", salvação essa que se resume no aprisionamento dessas almas num dispositivo chamado Holy Clavis.



PORÉM, essa salvação para essas almas causará o esquecimento de todas as almas que forem aprisionada pelos que forem para o novo mundo que o Bhunivelze iria criar, ou seja, quem fosse para o novo mundo não se lembraria mais dos entes queridos que morreram no mundo antigo. Hope, consegue "se livrar" da influência de Bhunivelze e conta tudo isso pra Light e diz que ela fez bem em não confiar totalmente nele, pois o deus o havia ressuscitado exatamente para vigiar os movimentos dela e verificar se ela não iria se rebelar contra ele.

Depois desse encontro, Hope cai no Chaos novamente e Light toma a sua decisão: Ela vai impedir o Soul Song e vai dar um jeito de garantir que as almas renasçam também no mundo novo de Bhunivelze, incluindo Hope. Com isso em mente, ela parte pra Luxerion, onde seria realizado o ritual por Vanille. Fang também está disposta a impedir que Vanille dê a vida para aprisionar as almas na Holy Clavis e se junta a Light, juntas, elas conseguem chegar no subsolo da Catedral em tempo de abrir os olhos de Vanille para a verdade. Os superiores da religião que adora Bhunivelze insistem que Vanille deve terminar o ritual e se sacrificar em "favor" das almas, dividida, ela decide que mesmo assim terminará o ritual, o que não acontece graças a intervenção de Snow, que finalmente chega na hora certa para salvar o dia, kkk... Lumina aparece e finalmente revela que esse tempo todo ela era uma parte de Light que estava esquecida por ela mesma, uma parte infantil e egoísta, que também serviu como vaso para manter a alma de Serah a salvo quando o deus a despertou de seu sono.

Vanille finalmente percebe a besteira que quase fez, mas não sobra muito tempo pra pensar sobre isso ou se lamentar já que, naquele exato momento Bhunivelze que desperta, por fim, do seu sono eternal e toma as almas dos amigos de Light e diz que ela deverá assumir o papel da deusa Etro em seu novo mundo e restabelecer o ciclo de vida e morte, e que ela deve ir encontrá-lo. Nesse momento o Mog aparece para dar um suporte para nossa heroína nos momentos finais e diz que ela pode vencer os quatro trials antes de ir enfrentar Bhunivelze, o que garantirá que ela tenha uma arma à mais para lidar com o deus (isso fica livre para o jogador, que pode escolher enfrentar os trials e ganhar a melhor arma do jogo, ou ir direto para o encontro com Bhunivelze, enfim, após os trials você deverá enfrentá-lo de qualquer forma, a arma só pode tornar a sua vida mais fácil durante a luta, =P).



Cara a cara com Bhunivelze, que novamente estava usando Hope como uma marionete, é hora da verdade ser dita, ela descobre o grande plano do deus, de exterminar as almas do Chaos e "recomeçar" a humanidade, livre dos seus laços com o passado e, para assumir o papel da deusa Etro e restabelecer o ciclo de vida e morte Light seria a escolhida e já tinha recebido os poderes necessários para isso durante esses treze dias em que passou salvando as almas pelo mundo, ela recusa a oferta e diz que vai derrotá-lo para garantir que as almas no Chaos também tenham a chance de renascer no novo mundo e que está disposta a ficar para trás e garantir o ciclo de vida e morte depois que derrotá-lo, e que não terá divindade nenhuma para governr o novo mundo, que pertencerá aos humanos. Bhunivelze então invoca Pulse e Lindzei, que nada mais são do que duas foices que ele une e forma uma espécie de arma circular e a batalha tem início.



Lightning mostra para Bhunivelze que, ao se unir com o Hope, ele ganhou uma "fraqueza" que era a sua alma humana e por isso, ela seria capaz de derrotá-lo ao libertar a alma de Hope e, com a ajuda dos seus amigos que aparecem para auxiliá-la na luta final e das demais almas no Chaos, ela consegue lançar Bhunivelze nas profundezas do Chaos de onde saem Caius e as infinitas Yeuls que, para se redimirem por terem trazido o Chaos para o mundo, se oferecem para segurar o deus e cuidar do ciclo de vida e morte, assim Light também conseguirá ir para o novo mundo e começar uma nova vida. Noel diz que não desistirá de levar a sua Yeul com ele e, consegue sair com ela do meio do Chaos, a única Yeul que está permitida a nascer no novo mundo, feito isso, todos, com exceção de Caius, das Yeuls e de Bhunivelze, seguem para o novo mundo.

Prontos para conhecer o novo mundo?

Uma cena em epílogo mostra Lightning saindo de um metro em um mundo novo e muito bonito, bem parecido com o nosso mundo, ela está feliz e esperançosa pelo que está por vir no seu caminho.


Aproveitei a postaem pra descarregar uma parte das belíssimas imagens do final do jogo, a direção de arte mandou muito bem nessas cenas finais, que espero ter conseguido compartilhar a emoção que senti ao vê-las com quem ainda não jogou, ou pra quem já terminou e quer relembrar. Feito disso, estou me aventurando pela escuridão de Castlevania Lords of Shadows 2, enquanto o meu irmão não libera o PS3 de vez pra eu jogar Final Fantasy X/ X-2 HD, talvez eu volte pra fazer uma análise definitiva do Lightning Returns mais pra frente, mas devo focar as próximas postagens (depois do TCC, se Deus assim desejar) no Castlevania e no FFX/X-2 HD mesmo... Quem quiser conferir o vídeo com as cenas finais do jogo, fica abaixo:






9 comentários:

  1. Belo texto!
    Também fiquei emocionado com o final do LR, fiquei tanto tempo envolvido nessa história, e naquele momento eu estava finalmente vendo o desfecho definitivo! XD
    Bom, agora é esperar pela E3 pra vermos se esse XV sai mesmo ou se o XVI sai antes do que ele :3 haushuahsuahusuh XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala Mateus, naquela última cena onde começam a passar os flashbacks dos outros dois jogos é de emocionar mesmo, é como se fosse a Lightning revivendo aqueles momentos que chegaram até ali...

      Excluir
    2. E sim, temos que começar a pensar na E3 mesmo, hahahah...

      Excluir
  2. O final, apesar de um pouco forçado e previsível, é perfeito. Fecha com chave de platina a trilogia. Queria algum tipo de pós-epílogo, que contassem mais detalhes do mundo e do que cada personagem vai fazer.

    E, como todo Final Fantasy, fica aquele aperto no coração ao saber que não vamos vai acompanhar a vidas dos personagens. É como aquele seu grande amigo que tem que mudar de cidade... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andrey!

      Muitas coisas já davam pra ser deduzidas no meio do jogo, é um final previzível, mas eu confesso que gosto muito de finais previsíveis e felizes, sou fã do protagonismo, hahahah... Acho que esse pós epílogo seria sensacional mesmo, eu vi uma teoria de que o novo mundo que o Bhunivelze criou no final do jogo seria o nosso mundo e ontem, revendo o final, faz um pouco de sentido essa teoria, eu gostaria de saber mais a respeito, hahahah...

      E sim, esse sentimento de perda acontece em todos os final Fantasys, por mais que o final seja feliz, ficamos tristes quando terminamos os jogos, isso é um fato! Kkkk

      Excluir
    2. Logo que vi o final pela primeira vez, logo já entendi que a intenção da SE era de deixar a mensagem de que teria sido assim que o nosso mundo foi criado, pelo menos a minha interpretação foi essa XD Principalmente quando a Light falou que "tudo isso tinha acontecido antes que 'vocês' tivessem nascido" XD

      Excluir
    3. Sim, acho que foi essa a intenção mesmo!

      E se você olhar atentamente, o "lay-out" do mundo, distribuição de terra e tal, lembra muito o nosso! Então, podemos defender a ideia de que a intenção foi essa mesma, hahahah...

      Excluir
  3. Bruno, muito bom! Já tinha entendido tudo isto, mas foi ótimo ler assim de forma organizada e clara. A única coisa boa de LR, ao meu ver, é que finaliza a saga, resolve todas as pendências, zera tudo.

    A história, no conjunto, é enrolada e confusa, mas LR dá um sentido lógico à bagunça generalizada que se instalou com XIII-2.

    Enfim... Foi-se. Terminou! Aleluia, Senhor! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí mesmo Neiva!

      O Lightning Returns acredito eu já foi criado para por tudo em ordem, tudo o que ficou pra lá de bagunçado no XIII-2, que foi o mais "sem pé nem cabeça" dos três jogos.

      Eu gostei muito do desfecho da história, foi emocionanete e ótimo ver que todos ficaram felizes no final e tiveram o que mereciam depois de terem lutado tanto para mudarem os seus destinos...

      E sim, foi-se. Terminou! Que venha o Versus, digo, Urban Legend, digo, aquele que não nomeamos, digo, Final Fantasy XV! =P

      Obrigado pela visita e pelo comentário dona Itinerante! =D

      Excluir

Caro visitante!

Você é muito bem vindo para comentar no nosso blog, contudo, pedimos que respeite os demais usuários e não utilizem palavras de baixo calão!

Obrigado,
Equipe Games com Limão!