Header Ads

Seo Services

Lightning Returns: Final Fantasy XIII – Review da Demo


Pra quem ainda não me conhece (quem?!) eu sou o Bruno, geralmente assino as postagens como Brunoliveira, desde a época que escrevia n'A Itinerante, cá estou eu novamente, num novo projeto, para novas realizações (será?! Rs). Aqui vou tentar trazer previews e reviews dos jogos que tiver jogando e dos lançamentos que me interessarem, isso sem contar nos diários de desenvolvimento que acabo fazendo nos jogos, rs... Ainda tenho em mente a ideia de transformar um antigo projeto que tínhamos de fazer um jogo em um conto, e pretendo trazer os capítulos dessa história também aqui pro blog, mas isso ainda é um projeto futuro. Eventualmente, posso falar de outras nerdices, principalmente da porrada de séries que eu acompanho, enfim... To na área! Sem mais delongas, vamos falar da Ligthning, *-*

Olha ela aí de novo minha gente!

Tive sorte de estar com o PS3 essa semana, pois na última terça-feira (21/01) foi lançada na PSN e na Xbox Live a demo do famigerado Lightning Returns: Final Fantasy XIII, digo famigerado, pois além dos inúmeros comentários e Hypes de alguns (tipo o Andrey, hahahah), o jogo dividiu a comunidade Final Fantasy, pois desde o lançamento de Final Fantasy XIII em 2010, uma parte dos fãs tem andado preocupada com os rumos que a série Final Fantasy segue atualmente, enquanto outros aprovam as ações da Square-Enix em relação à série. O fato é que a compilação XIII está longe de alcançar o alto padrão dos Final Fantasy’s do passado, embora eu, particularmente, tenha curtido muito os dois primeiros jogos da série, com uma ressalva aqui, outra ali, um final que ficou faltando aqui, uma dlc desnecessária ali, mas a vida segue, hahahah... 

Pra falar a verdade, eu não estava, e ainda não estou, apostando as minhas fichas no LR: FFXIII, esperava um jogo caça-níquel, feito só pra lucrar mais em cima de uma compilação que, vamos falar a verdade, já está bem saturada. Eu estou mais ansioso para o finado Versus, que agora é Final Fantasy XV, e que parece estar bem interessante, mesmo fugindo também dos padrões da série.

Mas, depois de jogar a demo, fiquei com uma impressão muito melhor sobre o game!

Snow já está com medo do que está pra vir, rs...

A história aparentemente será aquela confusão toda que só o Trollyama entende em sua totalidade, mas fiquei curioso pra entender melhor a participação da Light nesse mundo que transborda Caos (sim, Caos com letra maiúscula), onde as pessoas já estão corrompidas e não tem mais esperança senão o fim do mundo, que ocorrerá em 13 dias. Light é a única luz no fim do túnel, capaz de salvar a todos, redimir as almas e todo esse papo messiânico que já conhecemos inclusive, de outros jogos da série. Logo na primeira cena, já conhecemos um pouco melhor essa sociedade, que tem Snow como responsável /governador (Really?!?!?!). Mas esse Snow que vemos aqui não se parece em nada com aquele jovem e sonhador Snow Villiers dos jogos anteriores, embora a sua aparência continue praticamente a mesma, o Snow que vemos em LR é mais amargo, machucado pela vida, ou ainda, como a Light  tristemente constata: consumido pelo Caos. Light quer ajudar Snow a se salvar, essa tarefa é essencial para ela como salvadora, mas a nova amiga de Snow, Lumina, uma garota estranha que fará de tudo para impedir o caminho de Lightning até Snow, é mais ou menos esse o cenário desenrolado na demo, acredito que essas devam ser as primeiras cenas na versão final do jogo, que chega no próximo dia 11 de fevereiro.

O combate sem dúvida é o ponto alto do jogo!

Agora vamos falar de coisa boa (não, não é da Tekpix), vamos falar do sistema de combate, que, sem a menor dúvida, é o ponto alto do jogo. Quando começou-se a mostrar esse sistema de combate baseado nas trocas de roupa e tudo o mais, eu já não curti de cara, hhahaha, mas o sistema Schemata deixa a jogabilidade muito mais intuitiva e estratégica, por mais que alguns dos figurinos criados para Light sejam completamente desnecessários e, diga-se de passagem, vergonhosos, o sistema funciona e é muito agradável, cada traje tem comandos próprios, que também podem ser trocados no menu, existe uma combinação grande de armas e escudos, para melhorar os atributos de light e a eficiência dos ataques. Light pode equipar até 3 Schemas ao mesmo tempo e alternar entre esses Schemas durante a batalha, cada Schema tem a sua própria Barra de ATB e cada ação realizada por Light consome uma determinada quantidade de ATB, quanto “melhor” o golpe, maior o custo de ATB. Além disso, é possível se movimentar pelo cenário durante a batalha, bem como defender para diminuir os danos e até mesmo evadir ataques, enfim, o sistema de combate é empolgante, dinâmico e envolvente, prepare-se pra perder um tempo para se decidir sobre quais schemas usar, quais os melhores equipamentos e acessórios para cada Schema e isso vai muito do estilo de jogo de cada um, se usa muito buff/debuff tem que usar um schema com essas habilidades, se é mais ofensivo, ou se prefere atacar com magias, já tem outros schemas que te atenderão melhor. De todos os FF’s que já joguei, esse sem dúvida tem o sistema de combate mais complexo e dinâmico.

Os gráficos e a trilha sonora seguem o padrão de qualidade Square Enix, cenas em CG cheias de ação enchem a tela e são muito empolgantes de se assistir, a primeira CG onde Light e Snow duelam é sensacional. Na trilha sonora, com certeza teremos algo dos outros jogos da compilação XIII, mas na demo todas as composições apresentadas são novas, mas seguem o mesmo estilo das músicas dos outros dois jogos. Como disse acima, o jogo chega às lojas americanas no próximo dia 11 de Fevereiro, se você é fã de Final Fantasy e curte apreciar um jogo com uma jogabilidade diferente, com certeza não pode deixar LR:FFXIII de lado, mas, tirando o sistema de combate, espere "mais do mesmo", rs... Pra finalizar, deixo o último trailer de Lightning Returns: Final Fantasy XIII, focando exatamente no sistema de combate:


Eu e o Andrey estamos com a intenção de manter uma área do Lightning Returns aqui no Blog, então, logo menos estaremos de volta pra falar mais sobre o assunto =P

-NOTAS-
Gráficos - 10 limonadas
Jogabilidade - 10 limonadas
Enredo (da demo) - 6 limonadas
Trilha sonora - 8 limonadas

MÉDIA FINAL - 8,5 limonadas

12 comentários:

  1. Aê Bruno, bom texto. Queria saber escrever assim! =D

    Enfim, apesar de concordar que XIII é o mais fraco da série, o jogo tem, sim, suas qualidades, e pra mim ainda segura firmemente o legado da série. Nadando contra a crítica especializada, todo o público e principalmente os fãs mais fervorosos da série, eu tenho MUITA expectativa pelo jogo!

    A DEMO já demonstra bem o motivo de eu estar animado com o jogo: minha Lightning (<3) continua badass, e ainda aprendeu vários golpes novos, pra tristeza do mongolão do Snow. Só na demo, com apenas 6 das 80 roupas disponíveis, alguns pares de armas e poucas habilidades, já da pra ter uma boa ideia de quão profundo o combate ficou.

    Hype altíssimo aqui, espero jogar o mais rápido possível! \o/

    ResponderExcluir
  2. Pois é Andrey!

    Concordo que os três jogos tiveram pontos altíssimos que merecem ser enaltecidos! Sem dúvida são Final Fantasys genuínos! Mas eu confesso que ando preocupado com o que a série se tornou, não sei até que ponto será a fantasia final da Squenix, o jogo que um dia a tirou da falência pode levá-la direto pra lá novamente se ela não se precaver, os números de vendas diminuíram a cada lançamento da compilação XIII, e isso é preocupante!

    MAS, o meu hype pelo jogo só aumenta, quero saber o que vai acontecer, quem vai voltar, quem não vai e como voltarão! lol

    Contando os dias! Hahahah...

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito da demo do LR . Semana passada eu terminei o FFXIII-2 e tb a dlc Lightning's Story: Requiem of the Goddess achei muito bom o jogo . Eu tinha um pouco de preconceito com o jogo , pq a Fang n iria aparecer e tb tirar personagem para botar monstro na party ( mas eu resolvi isso , minha party tem a Lightning COM E RAV e o Snow de sentinel ) ....mas eu gostei da Serah e do Noel . Vou comprar o LR no lançamento , estou curiosa para saber o final da trilogia =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andie, eu tbm pensava a mesma coisa, mas a parte de "equipar" os monstros é um dos pontos altos do XIII-2, eu curti muito, hahahahah...

      Também estou curioso para o fim da saga!

      Excluir
  4. Gostei da ideia das "limonadas" kkkkkk
    Ótima review, Bruno, muito bem escrita!
    E eu estou esperando ansiosamente pelo lançamento do game, pior é que sempre decidem lançar os FFs quando as minhas aulas começam...vai ser exatamente na semana que as minhas aulas na faculdade começam -_-

    Mas enfim,espero ter tempo suficiente pra jogar o game XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia foi do Cloud, hahahah... Só incorporei!

      Nem me fala de lançarem ótimos jogos em período letivo, sempre sofro com isso e fico pra trás, hahahahah...

      Excluir
  5. Perfeito Bruno parabéns pela Review!

    Fiquei ansioso até pelo jogo, apesar de estar um tanto quanto decepcionado com a Square-Enix desgastando o décimo terceiro episódio da série. Vou ver se jogo a Demo e quem sabe não me animo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogar a Demo sem dúvidas é o ponto decisivo para a compra, hahaha... Para sim, ou para não... Mas se já jogou o XIII e o XIII-2, vale a pena descobrir o final dos personagens!

      Excluir
  6. Como estou sem PS3 vou ficar sem jogar. Vou dar umas olhadas básicas na casa do meu primo e se for tão bom assim, talvez eu pegue o box dele emprestado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu devo jogar no Xbox tbm, vou destrocar com o meu irmão, hahahah... Mas acho que você vai acabar curtindo!

      Excluir
  7. Bruno, querido. E amigos. Espero que o blog seja um sucesso, um cantinho agradável onde possamos nos encontrar e falar de games que gostamos. Feliz em saber que continuam juntos e inspirados.

    Quanto a FF, sem comentários. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Neiva!

      Você é sempre muuuuito bem vinda!!! Hahahahaha....

      Excluir

Caro visitante!

Você é muito bem vindo para comentar no nosso blog, contudo, pedimos que respeite os demais usuários e não utilizem palavras de baixo calão!

Obrigado,
Equipe Games com Limão!